terça-feira, 5 de novembro de 2013

INTRODUÇÃO - Nosso blog tem por objetivo esclarecer alguns dos pontos importantes na expansão de Salvador com relação a divisão urbana.

Discutir a questão da cidade se torna importante nos dias atuais ainda mais quando se tem essa constante “mudança do espaço” refletida pelas formas de mercado – dinheiro e poder, que influência a construção do espaço urbano uma vez na modalidade de condomínios fechados de alto luxo em que há uma capa do planejamento urbano. O aparecimento das moradias menos favorecidas denominadas de cortiços, favelas e invasões, são realidades crescentes num discurso falacioso, violento e preste a desabar. Portanto, é apreciável como a Constituição Federal assegura o direito à moradia e convive, ao mesmo tempo com a separação habitacional no espaço urbano, em que contradiz um grande impacto social onde estão envolvidos: Cientistas Sociais, historiadores, geógrafos, antropólogos e sociólogos, onde estão preocupados em uma perspectiva da inclusão do outro.

Um comentário:

  1. Atualmente na cidade de Salvador nos deparamos com um fato meio que diferente das outras capitais do Brasil, reflexo do BOOM imobiliário dos últimos anos, o crescimento da construção civil urbana esta ocupando as áreas emergentes aos bairros menos favorecidos por condomínios de alto padrão, diferente do que acontece ou aconteceu nas outras capitais, as favelas foram invadindo o espaço urbano voltado para as elites, exemplo disso Rio de Janeiro pós abolição da escravatura o crescimento desordenado das favelas invadiram o centro onde vemos hoje uma das favelas mais perigosas dessa cidade, a favela do Vidigal fica bem próximo do bairro do Leblon um dos bairros mas nobres do Rio de Janeiro. Com todo esse BOOM vemos a grande poluição dos centros, os prédios altos a falta da circulação dos ventos aquecendo ainda mas a grande metrópole, espaços antes desculpados por causa da vegetação nativa que não poderia ser habitada hoje com grandes construções e etc.

    ResponderExcluir